27 de fevereiro de 2014

ATÉ DEPOIS DO CARNAVAL!

É com essa letra que parece de maquina de escrever, que eu desejo um Ótimo Carnaval para todos vocês.... Então!

TCHAU! LEIAM AS POSTAGENS ANTERIORES!

Estreia de Discovery Home & Health é o 2º mais visto na televisão paga

A estreia de "Irmãos à Obra" no Discovery
 Home & Health, de acordo com o Ibope, 
ficou em 2º lugar entre os mais assistidos da
 TV paga, entre mulheres de 18 e 49 anos, 
atrás apenas de outro veículo da 
programadora, o Discovery Kids.

Na semana, que compreende os dias 10 a 16 
passados, o H&H bateu outro recorde de 
audiência seguido, atingindo sua melhor 
audiência semanal entre mulheres de 18 a 49
 anos.

Sabrina a postos

Sabrina, a Parlatore, já está às voltas com os ensaios, provas de roupa e reuniões, na sede da TNT, em Atlanta, nos Estados Unidos, para a transmissão do Oscar, na noite de domingo, a partir das 20h30 (Brasília).

Justo com ela, Fred Lessa e Rubens Ewald Filho, todos no ponto para a cobertura do tapete vermelho.

Jogando contra

Se existe um setor que nunca funcionou como deveria na Record é a sua programação. É muita gente dando palpite, a maioria pessoas completamente estranhas ao meio TV.

Ter "Breaking Bad" nas mãos, a série mais assistida dos últimos tempos, anunciar para às 23h15 e só colocar no ar entre 23h40 e meia-noite, é de uma falta de jeito monumental.

Segundo Flavio Ricco, estão jogando no lixo.

Preparação da BandSports

O canal BandSports está transmitindo, ao 

longo desta semana, todos os jogos do Aberto

 do Brasil, diretamente do ginásio do 

Ibirapuera. Embora sem maiores atrações, o

 torneio serve de aquecimento da equipe 

para a cobertura exclusiva de Roland 

Garros.

Band quer aumentar audiência e faturamento no barulho do Rafinha

É impressionante o barulho que causa tudo que diz respeito ao Rafinha Bastos. E se verifica que com ele não existe o meio termo, ou é adorado ou é odiado. Não se enquadra no meio de muitos, que tanto faz como tanto fez.

A Band pretende se aproveitar disso no lançamento do novo "Agora é Tarde", inclusive, comercialmente.

O programa irá contar com a participação do Marcelo Mansfield, algo que só foi decidido aos 45 do segundo tempo. Até então, ele vinha relutando, entendendo que a sua imagem estava vinculada à turma anterior. Mas foi convencido a não abandonar o espaço conquistado no humor.

Carnaval 2014 Rio de Janeiro – Ordem dos desfiles das escolas de samba

Nesta matéria vamos dar todas as informações para você sobre a grande festa do Carnaval no Rio de Janeiro 2014.

Para o ano que vem a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial já está definida. As agremiações passam pela Sapucaí entre os dias 02 e 03 de março, de acordo com a Riotur.

A campeã de 2013, a Vila Isabel, será a terceira a desfilar na segunda, dia 03 de março, no Carnaval do Rio de Janeiro. A Unidos da Tijuca vai finalizar a noite no Sambódromo.

No domingo, dia 02 de março, quem abre o carnaval é a Império da Tijuca, que foi promovida do Grupo Especial. Depois, aparecem  a Grande Rio, Beija-Flor, Salgueiro, Mangueira e São Clemente.

A Mocidade começa o segundo dia de desfilas na segunda-feira, seguida pelas agremiações da  União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz e Portela. A Unidos da Tijuca faz o último desfile da noite.

Série A

  Os desfiles da Série A do carnaval acontecerão na sexta-feira (28) e sábado (1º) de carnaval. A ordem das apresentações no primeiro dia será: Em Cima da Hora, União de Jacarepaguá, Rocinha, Renascer, Porto da Pedra, Tuiuti, Inocentes de Belford Roxo – que disputou o Grupo Especial em 2013 – e Império Serrano. A Tradição abre os desfiles de sábado, seguida por Alegria da Zona Sul, Curicica, Caprichosos de Pilares, Viradouro, Estácio, Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel e Cubango.

A primeira colocada da Série A em 2014 terá o direito de participar do Grupo Especial no ano seguinte. A última colocada na elite das escolas de samba será rebaixada.
Samba-Enredo das Escolas de Samba para o Carnaval 2014 –

Escolas dos Desfiles de Domingo – Dia 02 de Março

Império da Tijuca

A Império foi a primeira escola de samba do Rio que escolheu o samba para defender o seu enredo em 2014. A agremiação voltou para o Grupo Especial depois de 17 anos. O anúncio do vencedor aconteceu na quadra da escola em agosto, em Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio.

A Rainha de Bateria é Laynara Teles e junto com todos da escola defenderão o enredo “Batuk”, que é uma exaltação à história dos batuques afrianos.

O samba enredo vencedor foi de Márcio André, Vaguinho, Rono Maia, Alexandre Alegria, Karine Santos e Marcão Tatá.

  Acesse o site da Império da Tijuca e saiba mais detalhes – www.greseimperiodatijuca.com.br.

Grande Rio

A Grande Rio, que contará com a atriz Christiane Torloni como rainha de bateria, terá para o Carnaval do Rio de 2014, o enredo: “Verdes olhos sobre o mar, no caminho: Maricá”.

A escola também tem definido o seu samba enredo para os desfiles na Sapucaí, sendo que a escola de Duque de Caxias, escolheu a composição de Deré, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro, Hugo da Grande Rio e Toni Vietnã.

Comemorando os seus 25 anos, ela busca um título inédito dentro do Grupo Principal do Carnaval do Rio de Janeiro.

Acesse o site da Grande Rio – www.academicosdogranderio.com.br.

Beija-Flor

A Beija-Flor selecionou o seu samba enredo para o Carnaval 2014 e será da parceria entre JR Beija-Flor, Sidney de Pilares, Zé Carlos, Diogo Rosa, Adilson Brandão e Junior Trindade. Foi a terceira vez que um samba de JR Beija-Flor, que é filho de Neguinho da Beija-Flor, foi o eleito campeão.

A escola de samba de Nilópolis, na região metropolitana do Rio de Janeiro, comentou, através da Comissão de Carnaval, que este samba enredo é um dos melhores que a escola levou para a Sapucaí.

A agremiação leva para a avenida o enredo “O astro iluminado da comunicação brasileira”, que é uma homenagem para José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que é ex-diretor geral da Rede Globo.

Acesse o site da Beija-Flor – www.beija-flor.com.br.

Salgueiro

A Acadêmicos do Salgueiro mostrou em outubro o seu samba enredo para o Carnaval 2014 do Rio de Janeiro. A escolha lotou a quadra da escola, no Andaraí, na zona norte do Rio.

A escola também conta com a porta bandeira Marcella Alves, que volta para a agremiação depois de oito anos. No próximo carnaval, a Salgueiro fala sobre a importância de cuidar do planeta.

Esse enredo começa com a criação do universo a partir de uma lenda africana. Com nove títulos, cinco deste foram de temas Afro. O samba vencedor é uma parceria de Xande de Pilares, Dudu Botelho, Muidinho, Betinho de Pilares, Rodrigo Raposo e Jassa.

Acesse o site da Salgueiro – www.salgueiro.com.br.

Mangueira

A Mangueira é uma das grandes concorrentes em todos os anos do Carnaval do Rio de Janeiro no Grupo Especial. A agremiação contará nos desfiles do ano que vem o enredo “A Festança Brasileira cai no samba da Mangueira”.

Ele vai tratar de mostrar para todos na Sapucaí como o Brasileiro gosta de uma festa. Um dos destaques da Mangueira para 2014 é a entrada da carnavalesca Rosa Magalhães.

O samba vencedor para mostrar esse enredo foi o da parceria entre Lequinho, Júnior Fionda, Paulinho Carvalo e Igor Leal.

  Acesse o site da Mangueira e saiba mais informações – www.mangueira.com.br.

São Clemente

A Escola de Samba São Clemente, que terminou o Carnaval do ano passado na décima colocação, contará com um enredo para 2014 no Rio de Janeiro para falar sobre as favelas.

A agremiação foi a segunda a definir o seu samba enredo para o Carnaval 2014. A escolha aconteceu no mês de outubro, e o samba campeão foi o de Ricardo Góes, Serginho Machado, Grey, Anderson FM e Flavinho Segal.

Esta parceria conta com o seu 11° samba que será apresentado na Sapucaí pela escola de Botafogo.

Acesse o site da São Clemente – www.saoclemente.com.br.

Escolas dos desfiles de Segunda – Dia 03 de Março

Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel conta este ano com Ana Paula Evangelista como a sua rainha de bateria. Ela foi coroada no dia da escolha do samba enredo da agremiação.

Para o Carnaval 2014 no Rio de Janeiro, a Mocidade conta com o enredo “Pernambucópolis” que exalta o estado Pernambucano e o carnavalesco Fernando Pinto. O samba campeão que desfilará junto com a escola na Sapucaí foi o de Dudu Nobre, em parceria com Jefinho Rodrigues, Marquinho Índio, Jorge Medeiros, Gabriel Teixeira e Diego Nicolau.

Acesse o site da Mocidade – www.mocidadeindependente.com.br.

União da Ilha

A União da Ilha quer surpreender no desfile do Carnaval 2014 do Rio de Janeiro. A agremiação colocará no Sambódromo em 2014 o enredo “É brinquedo, é brincadeira; a Ilha vai levantar poeira”.

A escola quer mostrar o mundo mágico das crianças. O samba escolhido para este enredo foi composto pela parceria de Paulinho Poeta, Régis, Carlinhos Fuzil, Gabriel Fraga, Canindé e Flávio Pires.


Vila Isabel

A Vila Isabel contou com grande nomes da música para a disputa do seu samba enredo para o Carnaval de 2014 no Rio de Janeiro. Entre eles, estavam Martinália e Arlindo Cruz.

Depois de meia hora de apresentação de cada samba, a composição vencedora foi a de André Diniz, Arlindo Cruz, Arthur das Ferragens, Evandro Bocão e Professor Wladimir.

Para o carnaval, a Vila Isabel leva na Sapucaí o enredo que fala da criação e da preservação do nosso mundo.

Acesse o site da Vila Isabel – www.gresunidosdevilaisabel.com.br.

Imperatriz

A Imperatriz Leopoldinense apresentou em Ramos, o samba enredo para o Carnaval 2014 do Rio de Janeiro. A rainha de bateria Cris Vianna e o casal de mestre sala e porta bandeira, Felipe e Rafael, fizeram parte da festa.

Para os desfiles do ano que vem na Sapucaí, a Imperatriz homenageia Zico com o enredo “Arthur X – O reino do Galinho de Ouro na corte da Imperatriz”.

O samba escolhido foi da composição entre Elymar Santos, Guga, Tião Pinheiro, Gil Branco e Me Leva.

Acesse o site da Imperatriz – www.imperatrizleopoldinense.com.br.

Portela

A Portela consagrou como samba vencedor para o Carnaval 2014 do Rio de Janeiro, a composição feita por Luiz Carlos Máximo e Toninho Nascimento. Eles ganharam pela terceira vez seguida a disputa do samba da agremiação.

A parceria ainda contou com Waguinho, Edson Alves e J. Amaral. A Portela contará o enredo “Um rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”.

O carnavalesco da escola, Alexandre Louzada, relembrará fatos históricos do Rio de Janeiro, sendo o cenário a avenida Rio Branco.

Acesse o site da Portela – www.gresportela.org.br.

Unidos da Tijuca

  A Unidos da Tijuca, que é tricampeã do Carnaval do Rio de Janeiro, terá em 2014 um enredo sobre a velocidade em “Acelera, Tijuca!”.

A escola garantiu que acontecerá uma homenagem para o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. A agremiação, que teve quatro sambas finalistas, selecionou a composição de Gustavinho Oliveira, Fadico, Caio Alves e Rafael dos Santos. A rainha de bateria da escola é Juliana Alves.

Acesse o site da Unidos da Tijuca – www.unidosdatijuca.com.br.   

Veja o que abre e fecha durante o Carnaval em Salvador

No período de Carnaval, que acontece entre 27 de fevereiro a 5 de março, o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos será alterado em Salvador.

Veja o que funciona durante a festa:

| Lazer |

Zoológico: fechado do dia 27 a 4 de março. No dia 5, funciona das 14h às 17h30

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): fechado de 27 a 4 de março

Museu de Arte da Bahia (MAB): fechado de 27 a 5 de março

Mercado Modelo: funciona das 9h às 14h.

| Shoppings |

Piedade: Na quinta e sexta, 27 e 28, o shopping abre das 9h às 18h e fecha de sábado a terça. Já na quarta-feira de cinzas, 5, abrirá das 12h às 21h.

Itaigara: funciona até sexta das 9h às 21h. No sábado, abre das 9h às 16h. Fechado no período de domingo e terça. Já na quarta-feira, funciona das 12h às 21h.

Paseo: Na quinta e sexta-feira, 27 e 28, funciona das 9h às 21h; no sábado dia 1º, das 9h às 15h. Entre os dias 2 e 4 de março, as lojas não abrem, mas o funcionamento da praça de alimentação é opcional a partir de 12h. O shopping reabre normalmente na quarta-feira, das 13h às 21h. O cinema funciona normalmente durante o Carnaval.

Iguatemi: O shopping abre normalmente na quinta e sexta. No sábado, funciona das 9h às 21h. As lojas vão fechar entre domingo e terça e as praças de alimentação funcionam das 12h às 21h em caráter opcional. O cinema abre todos os dias a partir das 13h e as áreas de lazer a partir das 12h. O shopping volta a funcionar normalmente na quarta a partir das 12h.

Salvador Shopping: No sábado, 1º, todas as lojas irão funcionar das 9h às 20h. O cinema e o Game Station ficam abertos até as 22h; Praça de Alimentação terá abertura opcional após às 20h.
As lojas e quiosques vão fechar entre domingo e terça-feira, de 2 a 4 de março. Nesse dias, o cinema e o Game Station vão abrir das 11h às 22h, as Lojas Americanas de 12h às 21h, a Praça de Alimentação terá funcionamento opcional das 12h às 21h. O shopping reabre na quarta-feira, 5, das 12h às 22h.

Salvador Norte: Funciona normalmente na quinta e sexta-feira. No sábado, 1º, todas as lojas, quiosques e praça de alimentação abrem das 9h às 20h. Já o cinema e Game Station funcionam das 9h às 22h.

As lojas e quiosques não abrem entre domingo e terça. Nesse período, os cinemas e Game Station funcionam das 11h às 22h, as Lojas Americanas das 12h às 21h e a praça de alimentação tem funcionamento opcional das 12h às 21h. O shopping reabre normalmente na quarta-feira, 5, das 12h às 22h.

Center Lapa: na quinta-feira dia 27, funcionará das 9h às 18h, já na sexta-feira, o funcionamento será das 9h às 16h. O shopping não abre entre 1º e 4 de março e reabre na Quarta-feira de Cinzas, 5, das 12h às 21h. 

Paralela: Na quinta e sexta, 27 e 28, funciona em horário normal. No sábado, funciona das 9h às 20h. Entre domingo e terça-feira, a praça de alimentação vai funcionar das 12h às 20h e as lojas vão fechar. A praça de alimentação reabre na Quarta-feira de Cinzas, 5, das 12h às 22h, e as lojas das 14h às 22h.

Outlet Premium: Na quinta, sexta e sábado funciona em horário normal. No domingo, segunda e terça (2, 3 e 4) o funcionamento será diferenciado, das 11h às 19h, com praça de alimentação aberta e lojas com funcionamento facultativo. Já a praça de alimentação funciona das 11h às 19h. Quarta-feira, 5, funciona a partir das 12h.

Shopping Barra: As lojas abrem na quinta, 27, das 9h às 17h, na sexta, 28, das 9h às 15h e no sábado, 1º, das 9h às 14h. As lojas não funcionam entre domingo e terça. Já o Barra Gourmet e cinema funcionam todos os dias das 12h às 18h. O shopping reabre na quarta, 5, a partir das 12 horas.

Shopping Bela Vista: No sábado, 1º, todas as lojas irão funcionar das 9h às 19h. A praça de alimentação funcionará em horário normal. Entre os dias 2 e 4 as lojas estarão fechadas. A praça de alimentação e o lazer vão funcionar das 12h às 21h. Na quarta funciona a partir das 12h até às 22h.

| Supermercado |

Extra: Abre normalmente todos os dias. Cada loja tem um horário de atendimento específico: Paralela: 24h, Rótula do Abacaxi, das 7h às 0h e o da Vasco da Gama, das 7h às 0h.

GBarbosa: As unidades abrem normalmente até domingo, 2. Na segunda, as lojas do Cabula, San Martin, Pau da Lima, funcionam das 8h às 20h; as do Ogunjá , Fazenda Grande, Brotas e Pirajá, das 8h às 18h; as do Iguatemi, Costa Azul e Lauro de Freitas das 7h às 20h. Na terça, 4, as lojas do Iguatemi, Costa Azul e Lauro de Freitas funcionam das 7h às 18h; de San Martin, Pau da Lima e Cabula das 8h às 14h e da Fazenda Grande, Brotas, Pirajá  e Ogunjá, das 8h às 14h.

Perini: A loja da Pituba vai abrir de quinta a sábado, das 6h às 22h e entre domingo e terça-feira, das 7h às 22h. A unidade da Graça vai funcionar na quinta e sexta-feira, das 6h às 22h e de sábado a terça-feira, das 7h às 20h. Nesses dias o restaurante não servirá a ceia.

A loja da Barra vai funcionar de quarta a terça, das 7h às 20h. E a unidade da Vasco da Gama vai abrir de quinta a sábado em horário normal, das 6h às 22h, no domingo das 7h às 14h, segunda, das 7h às 20h e na terça das 7h às 14h.

Makro: As lojas funcionam normalmente. A loja do Iguatemi abre das 7h às 22h e a de Pirajá das 7h às 21h.

Bom Preço e Hiper Bom Preço: todas as lojas funcionam em horário normal. 

Sam's Club: funciona em horário normal. Fechado só na terça-feira, 2.

Atakarejo: Quinta, sexta, sábado e domingo a loja do Iguatemi funciona em horário normal e fecha na segunda e terça-feira.
Atacadão: Quinta, sexta e sábado as lojas  funcionam das 7h às 21h, domingo das 7h às 14h, segunda funciona normal. Na terça das 7h às 14h.

| Serviço |

Simm: Não vai abrir durante o Carnaval.

SAC: No período de quinta-feira, 27 a sábado, 1º, as unidades terão funcionamento específico, com algumas interrupções. De domingo a terça-feira, o expediente será suspenso em todos os postos e retomado na quarta, 5. 

Bancos: Funcionam em horário normal na quinta e sexta feira, exceto as agências próximas ao circuito, e fecham na segunda e terça.  Na quarta-feira, o horário de funcionamento será a partir das 12h.


Salvador Card: Todos os postos fecham na sexta, sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira.

Três mil preservativos vão ser distribuídos no Carnaval de Cascavel

Cerca de três mil preservativos serão distribuídos de graça em Cascavel,  no oeste do Paraná, durante o Carnaval 2014. O Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip) mostrou nesta quinta-feira (27) como será a entrega. Pelo menos 30 caixas serão espalhadas em vários pontos da cidade onde é maior a concentração de pessoas - como bares e postos de combustíveis.
"Nós vamos deixar 100 camisinhas em cada caixa, mas temos estoque para repor, caso seja necessário”, afirmou a coordenadora do programa municipal de controle de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Josana Aparecida Dranka.

A transmissão do HIV, vírus que causa a Aids, é uma das principais preocupações do Cedip de Cascavel. Segundo a coordenadora, a cidade tem quase dois mil pacientes já em tratamento, mas cerca de seis mil pessoas vivem sem saber que têm o vírus. “A incidência da doença em Cascavel é maior do que a média do estado e do Brasil”, revela.

Do total de soropositivos de Cascavel, 70% têm entre 19 e 39 anos de idade.

Carnaval baiano deve receber 526 mil turistas este ano

Contagem regressiva para a grande festa brasileira conhecida internacionalmente por sua diversidade, danças, músicas e, principalmente, pela alegria e fantasias de seus foliões. O carnaval 2014 da Bahia promete muito mais que uma mistura de ritmos e gêneros musicais e ,sim, um show de cultura.  

Cerca de R$ 60,2 milhões foram investidos nas áreas de segurança, saúde, cultura, turismo e assistência social. Tudo para garantir que os mais de 526 mil turistas esperados para os seis dias de festa curtam da melhor forma possível os trios elétricos. No total, 15 mil visitantes devem chegar pelos cruzeiros marítimos, e, segundo a Secretaria de Turismo, 70 mil estrangeiros devem conhecer de perto o carnaval da Baía de todos os Santos.

O carnaval de Salvador cresceu tanto que, hoje, distribui-se simultaneamente em três circuitos da cidade. O Circuito Dodô (Barra-Ondina) é a melhor opção para quem quer pular carnaval e admirar o litoral baiano ao mesmo tempo. São 4,5 quilômetros que permitem que, ao som do axé, do frevo e de todos os outros ritmos, o folião possa também dar uma esticadinha nas maravilhosas praias baianas. Já no Circuito Osmar (Campo Grande), o mais tradicional da capital baiana, os foliões podem conhecer o centro de Salvador e, ao mesmo tempo, desfilar por uma série de pontos turísticos e prédios centenários. E, por fim, tem o Circuito Batatinha, opção para todas as idades, inclusive idosos e crianças, que poderão curtir o som das famosas marchinhas e se divertir com os mais de 50 grupos musicais que percorrerão as estreitas ruas de paralelepípedo do Centro Histórico de Salvador, até quarta-feira de Cinzas.

Mas além das danças nas ruas, trios elétricos, camarotes e marchinhas, há várias opções de turismo cultural na capital baiana para o visitante.Confira as principais:

Centro Histórico de Salvador

A cidade de Salvador – à semelhança de Lisboa e do Porto – foi fundada em um sítio que permitia um esquema elementar de defesa, sem impedir seu crescimento linear. A Cidade Baixa – como o Porto – é estreita devida à escassez de espaço entre a colina e o mar. As casas são mais elevadas que na Cidade Alta e, mesmo no século XVIII, se estendiam em fileiras delgadas e estreitas em direção a Itapahipe. Em 1714, desenvolvia-se, ao longo da praia, uma rua dominada por sobrados de dois e três andares. Logo depois, surgiram bairros em torno da Sé e da Arruda, seguidos dos bairros de São Bento e Carmo. Em 1985, a Unesco declarou o centro histórico de Salvador como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Igreja de São Francisco e Ordem Terceira de São Francisco

Em frente à catedral de Salvador, ergue-se a igreja dos frades franciscanos, parcialmente encoberta pelo casario da praça. Erguida entre os século XVII e XVIII, é considerada uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro. A fachada apresenta esculturas e relevos de frutos e folhagens, formando guirlandas. A portada em pedra também é belamente ornamentada. Anexo à igreja, está a Ordem Terceira de São Francisco, de 1703, uma das obras de arte mais surpreendentes do Brasil e única no mundo português. O interior da igreja ainda preserva uma série de azulejos portugueses que retratam Lisboa antes do terremoto de 1755. No anexo, há um pequeno museu com exposição de peças sacras.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia

A monumental igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na cidade baixa de Salvador, foi iniciada em 1739 e consagrada em 1765, embora só totalmente construída em meados do século XIX. A pedra da construção foi a pedra-de-lioz (ou pedra-do-reino, no Brasil), importada de Lisboa, numeradas uma a uma em Portugal e trazidas para a colônia. Em seu interior, no estilo joanino, o barroco tardio português corrente no reinado de D. João V (1706-1750), destaca-se a pintura do teto que obedece à concepção ilusionista barroca de origem italiana de autoria de José Joaquim da Rocha.

Igreja e Santa Casa de Misericórdia

As primeiras referências às obras do hospital datam de 1650. A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, criada para atender aos enfermos, está presente em Salvador desde a sua fundação, em 1549. O primeiro hospital e capela são edificados, com recursos obtidos pelas doações dos colonos, em terreno doado por Tomé de Souza. Instituição formada pela elite da cidade, logo tem condição de ampliar o edifício, que assume características monumentais. No conjunto arquitetônico, tipicamente conventual, é formado pela igreja e os pátios administrativo e hospitalar. No interior do conjunto, há um vasto acervo de pinturas, azulejos, mobiliário, alfaias, entre outros objetos.

Catedral Basílica de Salvador

A atual catedral de Salvador é parte do desaparecido convento e escola dos jesuítas, o maior e mais importante do Brasil colonial. Foi construída entre 1652 e 1672. Por todo o seu acervo artístico e sua monumentalidade, é considerada, por vários especialistas, como a mais importante construção sacra do Brasil colonial.  A fachada e o interior são em mármore de Lioz, trazido de Portugal já cortado e esculpido. A sacristia tem piso e altares em mármores coloridos, telas de diversos autores seiscentistas, móveis em jacarandá, com encartes em madrepérola e objetos sacros em ouro e prata. Com a saída dos Jesuítas do Brasil, a igreja foi abandonada. O convento foi aproveitado como hospital militar, e, em 1808, como Escola de Medicina, a primeira do Brasil.

Paço Arquiepiscopal

Localizado na Praça da Sé, foi construído no século XVIII, em torno de um pátio. O prédio possui subsolo e três pavimentos sobre a rua. Considerado um dos melhores exemplos de arquitetura civil do período colonial no País, localiza-se na zona histórica do Pelourinho. O prédio de três pavimentos e quatro corpos de construção foi erguido em torno de um pátio interno. A entrada é marcada por um portal de pedra de lioz portuguesa decorado com um brasão de D. Sebastião Monteiro da Vide, arcebispo de Salvador na época. As janelas dos dois primeiros pisos são de peitoril e o pavimento nobre tem janelas com balcões e grades de ferro. Antigamente, havia uma passarela suspensa que ligava o palácio à antiga Sé, demolida em 1933.

Paço do Saldanha

Em 1699, o Coronel Antônio da Silva Pimentel adquiriu e derrubou algumas casas de propriedade da Ordem Terceira do Carmo para a construção do solar. É um dos mais notáveis palácios construídos no Brasil colonial, com destaque para sua portada em pedra lavrada e uma bela varanda, conhecida como Mirante do Saldanha. Na década de 1960, um incêndio destruiu o interior do prédio e danificou o exterior, inclusive a porta monumental. Depois de um longo período de abandono, foi restaurado e hoje abriga o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia.

Paço Municipal (Antiga Casa de Câmara e Cadeia)

Construído entre os séculos XVII e XVIII, o Paço Municipal serve de fundo à mais antiga praça de Salvador, fundada por Tomé de Souza, em 1949, no alto da colina em frente ao porto. Com sua torre sineira, o edifício serviu de modelo a outras construções da administração, como as de Santo Amaro e Maragojipe. Originalmente, no primeiro andar ficava a sala de deliberações do Conselho, sala de audiência dos magistrados, órgãos civis e criminais e sala de leilões públicos. No andar térreo, ficavam duas prisões, sendo a masculina no lado sul e a feminina no norte. O pátio abrigava uma capela dedicada a Santo Antônio, utilizada pelos prisioneiros entre 1690 e 1795.

Solar Amado Bahia

Construído no final do século XIX, em alvenaria de tijolo, o solar tem acesso lateral e está totalmente envolvido por varandas de ferro fundido. Apresenta três pavimentos e ainda conserva a capela com entalhes dourados no primeiro andar. Seu acabamento foi totalmente realizado com material importado. O grande salão apresenta paredes revestidas de espelhos franceses, piso de parquet e teto em estuque com sancas molduradas. Os quartos e ou outros salões têm assoalhos de pinho de riga. Tetos e paredes exibem pinturas atribuídas a Badaró (o pai).

Casa da Quinta do Unhão

O conjunto arquitetônico é formado pelo solar, capela de Nossa Senhora da Conceição, cais de desembarque, fonte, aqueduto, chafariz, armazéns e um alambique com tanques. Na ponte de acesso ao solar, existem barras de azulejos de ornamentação barroca, produzidos em Lisboa nos anos de 1770 a 1780. O chafariz, originalmente alimentado pelo aqueduto, é uma peça barroca em arenito escuro, formado por uma carranca de onde jorra a água, e duas conchas superpostas. O interior do solar foi descaracterizado com sua transformação em fábrica de rapé e trapiche.

Casa dos Sete Candeeiros

A denominação da Casa dos Sete Candeeiros é devido aos sete lampiões de azeite nela pendurados durante a estadia da corte de D. João VI, em 1808. Esta casa pertenceu aos Jesuítas até a sua expulsão do País, sendo em seguida leiloada. Construída no século XVII, a casa de dois pavimentos e sótão possui portada de verga reta, com brasão em lioz, da família Fonseca Galvão. O pavimento nobre tem salões amplos e capela com urupema, que escondia as moças dos estranhos durante a missa.  Os tetos e portas apresentam guarnições de madeira lavrada. A casa, de forma retangular, tem cobertura de quatro águas e se articula com pátio externo elevado e murado. A construção é de alvenaria de pedra e cal, com divisórias do tipo parede francesa.

Fortaleza de São Marcelo ou Forte do Mar

O Forte de São Marcelo está situado na Baía de Todos os Santos e foi construído sobre uma coroa de areia que havia na Baía. A edificação ocorreu em 1623, durante o Governo-Geral de D. Diogo de Mendonça Furtado. Sobre o portal de entrada, existe escudo de armas do Império, mutilado após a Proclamação da República, em 1889, onde a coroa monárquica foi substituída por uma estrela de cinco pontas. No dia 29 de março de 2006, o monumento foi aberto à visitação pública, após ter sido transformado no Centro Cultural Forte de São Marcelo, um espaço que abriga um rico patrimônio cultural.

Forte de Santa Maria

O Forte de Santa Maria fica na praia do Porto da Barra, no bairro da Barra, primitivo porto da cidade de Salvador. Constituiu um comando unificado, entre 1624 e 1694, juntamente com o Forte de Santo Antônio da Barra e o Forte de São Diogo, com os quais cruzava fogos na defesa contra a primeira das Invasões holandesas do Brasil. A fachada sul da casa de comando é revestida de telhas, tratamento impermeabilizante encontrado em empenas de sobrados baianos de todo o período colonial. Sobre a porta de entrada, há escudo com armas do império. A edificação é em alvenaria de pedra e cal.

Mercado Modelo

Erguido em 1861 para funcionar como Casa da Alfândega, o edifício passou a abrigar o Mercado Modelo a partir de 1971 e mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sofrido dois incêndios (1969 e 1984). O Mercado Modelo fica no bairro do Comércio, antigo centro comercial de Salvador, em frente ao Elevador Lacerda. Abriga 273 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com tradicionais restaurantes de culinária baiana. Além da feira do artesanato e restaurantes de comidas típicas baianas, tem como atrativo as rodas de capoeira que movimentam a parte de trás da construção.

Elevador Lacerda

Localiza-se na Praça Visconde Cayru, no Bairro do Comércio. Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas em 1869 e, após sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas, que comportam 20 passageiros cada. Ao longo de sua história, passou por quatro grandes reformas e revisões sendo que na segunda, em 1930, foram adicionados mais dois elevadores e uma nova torre que conferiu a atual arquitetura em estilo art déco.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo e Casa da Ordem

A Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Salvador, erguida em 1636, fica ao lado da igreja da ordem primeira, na ladeira do Carmo, centro histórico de Salvador. Trata-se de um conjunto arquitetônico formado por igreja e convento. O edifício atual se desenvolve em torno de dois pátios que compreendem, além da igreja, sacristia, casa de mesa, casa dos santos, ossuário e galerias. Na Igreja se encontra a imagem de cedro do Senhor morto esculpida em 1730 pelo escravo Francisco das Chagas, considerado o Aleijadinho baiano.


Igreja e Casa de Oração da Ordem Terceira do Carmo – Cachoeira

O Conjunto do Carmo se constitui pela Igreja da Ordem Primeira e pela Capela e Casa de Oração da Ordem Terceira, que fica na Praça da Aclamação. A Ordem Terceira foi instituída em 1691, funcionando inicialmente em uma das capelas da Igreja do Carmo. Só em 1702 os Irmãos Terceiros começam a construção da sua igreja em terreno doado pelo Gal. João Rodrigues Adorno. A casa de oração é elemento de ligação entre a Igreja da Ordem Terceira e a Igreja do Carmo e caracteriza-se, arquitetonicamente, pelo frontispício com galeria superpostas ambas formadas por arcos abatidos e sustentados por colunas toscanas de seção octogonal.

Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo – Cachoeira

O Conjunto do Carmo, construído no século XVIII, é composto pelo Convento, a Ordem Primeira e a Igreja da Ordem Terceira. O complexo, junto com a Casa de Câmara e Cadeia, compõe o espaço urbano mais importante da cidade de Cachoeira. A construção da igreja e do Convento do Carmo teve início em 1688, seguindo os ditames da contra-reforma: as igrejas deveriam ter uma única nave para que todos pudessem ver o altar-mor e a celebração da missa. A iluminação vem das janelas do coro. No espaço central da capela-mor está a imagem de Nossa Senhora do Monte do Carmo, ladeada por dois santos carmelitas: Elias e Eliseu. Atualmente, também existe um Museu de Arte Sacra na igreja

Paço Municipal – Cachoeira

Construído para ser Casa de Câmara e Cadeia, tem elementos característicos desta tipologia no recôncavo. O edifício na Praça da Aclamação possui planta retangular que se articula com a praça através de escadaria de pedra, em forma de tronco de pirâmide. No térreo, localizam-se as celas da cadeia e um pórtico, de onde nasce a escada de acesso ao sobrado. No primeiro pavimento, além das instalações da Câmara, existem duas salas que serviam como cadeia a presos ilustres. O sobrado é forrado e conserva no seu interior telas dos artistas José Couto e Antônio Parreiras.

Casa natal de Ana Néri – Cachoeira

Nesta casa nasceu Ana Justina Ferreira Nery, pioneira da enfermagem no Brasil, que participou da Guerra do Paraguai. Hoje, a casa abriga o Museu Hansem Bahia. Sobrado desenvolvido em dois pavimentos mais sótão, sua estrutura é constituída de alvenaria mista de pedra e tijolo e pilares internos do mesmo material, que suportam o assoalho superior. Apresenta divisórias internas de pau-a-pique com esteios de madeira de sustentação do trabalho. Este sobrado possui como característica a utilização do pavimento térreo como residência, fato raro para a época da sua construção.

Fonte: Portal Brasil; Governo da Bahia; Portal da Copa 

Confira o esquema especial de trânsito para o carnaval 2014 no Rio

Interdições, desvios e apitos. Se o Centro do Rio já não é dos melhores caminhos para os motoristas, com as mudanças no trânsito para o carnaval o melhor é passar de carro longe dali. A Prefeitura divulgou o esquema de trânsito nesta quinta-feira (27), como mostrou o RJTV.

O estacionamento estará proibido em 52 ruas do Centro. A operação terá 690 Agentes de Trânsito e 20 reboques. As interdições começam a 0h desta quinta-feira. A Prefeitura espalhou avisos pela cidade, mas é preciso ficar atento porque o transporte público também vai passar por mudanças.

As rotas de várias linhas de ônibus vão mudar por causa das interdições durante o carnaval. A Prefeitura diz que o Metrô é a melhor opção para chegar ao Sambódromo.

O serviço terá funcionamento especial durante os cinco dias de carnaval. Os trens vão circular - sem interrupção - a partir de 5h desta sexta-feira (28) até às 23h de terça-feira (5). Ao todo, 31 estações vão funcionar em tempo integral.

E no sábado (1º), a partir de meio-dia e até o fim do carnaval, os trens da Linha 2 farão o trajeto direto da Pavuna até a estação General Osório, em Ipanema, sem transferência.

A Supervia também terá esquema especial. De sábado até terça-feira, serão feitas 47 viagens extras pra facilitar a volta pra casa, depois dos desfiles. A Prefeitura montou dois pontos de táxi para quem for assistir aos desfiles no Sambódromo.
Na Rua Frei Caneca, na esquina com a Rua do Riachuelo e no Largo do Estácio. As corridas, a partir do Sambódromo, terão uma tabela com valores pré-estabelecidos. Depois de saber das mudanças, motoristas já se convenceram.

Esquema operacional para o Carnaval 2014 no Sambódromo

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, montou esquema especial trânsito e transportes no Centro da cidade em todos os seus acessos, a partir de 28 de fevereiro para os  desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.  

A operação contará com a participação de 690 Agentes de Trânsito da Prefeitura, por dia de operação, entre Guardas Municipais, CET-Rio e Porto Novo, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.

Serão disponibilizados 20 reboques para desobstrução de vias, 80 motocicletas e 60 veículos operacionais. Serão também utilizados 65 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região do Centro, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A operação será iniciada às 0h de sexta-feira (28) e tem previsão de término às 14h do dia 9 de março.

Desfile da Série A – sexta-feira (28)

Às 0h será interditada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro/Praça da Bandeira, no trecho entre a agulha de acesso para a pista lateral após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos.

A partir das 11h será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira/Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação que será efetuada até as 15h. A Rua Afonso Cavalcanti será interditada com desvio pela Rua Amoroso Lima.

Às 15h será interditada a Rua Benedito Hipólito, no trecho entre a Rua Carmo Neto e a alça de ligação a Av. Trinta e um de Março e também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile, assim como a Avenida Salvador de Sá. Neste horário será liberada a pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Centro/Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.

Às 17h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos procedentes da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.

Às 19h30, será interditada a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março. Às 23h, a Via Binário, sentido Centro, será interditada na altura da Cidade do Samba com desvio sendo feito pela Rua da Gamboa (com mão invertida), Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.

Série A – sábado (1º) e Grupo Especial

A partir das 0h de Sábado (1º), a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Centro/Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.

Serão mantidas as interdições e desvios da sexta-feira. A partir do término do desfile e dispersão dos carros alegóricos, operação a ocorrer até às 9h00 do dia 05/03/2014, serão reabertas as vias: Avenida Francisco Bicalho, trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, Rua Carmo Neto, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Benedito Hipólito, assim como Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro e Av. Trinta e Um de Março, interdições que voltam a ser feitas às 16h00 para suporte os preparativos do Sambódromo.

Às 10h serão reabertas as ruas Frei Caneca e Trinta e Um de Março, que voltam a ser interditas às 16h. Será suspensa neste período a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao Saara.

Escolas Mirins - dia 4 de março

Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, que serão reabertas ao tráfego às 10h de terça-feira, dia 04/03/2014.

Às 17h será efetuada interdição da Rua Frei Caneca, trecho entre a Rua Heitor Carrilho e a Av. Marquês de Sapucaí para saída dos componentes das Escolas Mirins.

A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 5h de quarta-feira de cinzas, dia 5 de março.

Metrô

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de folia. Os trens circularão, sem interrupção, das 05h de sexta-feira (28/02) às 23h de terça-feira (04/03) – com extensão de embarque até à 01h de quarta-feira (05/03) nas estações Central e Praça Onze.

A partir do meio-dia de sábado (01/03), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 05h de sábado (08/03) e 23h de domingo (09/03), para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

Durante a Operação Especial de Carnaval, o MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e os cartões de Integração.

Táxis

Para atender os foliões que forem assistir aos desfiles no Sambódromo de táxi, estarão disponíveis dois pontos de embarque exclusivos: Rua Frei Caneca, esquina com Rua do Riachuelo, e o Largo do Estácio. Cariocas e turistas contarão ainda com uma tabela de preços pré-estabelecidos para as corridas a partir do Sambódromo. Os valores estarão disponíveis em painéis nos pontos de embarque e quem preferir, pode fazer a consulta dos valores no site da prefeitura.

Os taxistas terão acesso regular ao entorno do Sapucaí somente para desembarque de passageiros até às 22 horas. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.

10 cidades que você deve fugir, caso odeie carnaval

O site Alugue Temporada fez uma lista das melhores cidades para curtir o Carnaval. E certamente os lugares que você deve fugir caso não curta este feriadão e o clima de folia: 


1-Rio de Janeiro (RJ)

2-Salvador (BA)

3-Recife (PE)

4-Olinda (PE)

5-Ouro Preto (MG)

6-Diamantina (MG)

7-Florianópolis (SC)

8-Balneário Camboriú (SC)

9-Porto Seguro (BA)

10-Fortaleza (CE)


Fonte: Alugue Temporada

Veja lista com data e hora de desfile dos blocos de rua do Rio em 2014

Os 457 blocos que vão desfilar no carnaval de rua do Rio de Janeiro, com expectativa de 5 milhões de foliões, já têm data e hora para fazerem a festa. A relação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Secretaria Especial de Turismo (Riotur). 

No site Rio Guia Oficial, lançado oficialmente nesta quinta (30), é possível ver a agenda completa, dividida por dias.

CENTRO

A região é a que concentra os maiores blocos da cidade, num total de 90 (três a mais que 2013). São esperados 2,7 milhões de pessoas, com ajuda do mais populoso e tradicional de todos o Cordão da Bola Preta, que faz dois desfiles na Avenida Rio Branco: dia 21 de fevereiro, às 20h, e sábado de carnaval (1º), às 9h30. Na região, também se destacam o Monobloco e o Bloco da Preta (a data do desfile dos dois não havia sido divulgada oficialmente até as 21h).

ZONA SUL 

O primeiro dos mais populosos blocos da Zona Sul a fazer ensaio é a Banda de Ipanema, no dia 15, às 17h30, na Praça General Osório. Os desfiles, nos mesmos locais e horários, serão sábado (1) e terça (4) de carnaval, com expectativa de 80 mil foliões. Com ainda mais gente esperada (120 mil pessoas), o Simpatia é Quase Amor faz o desfile oficial no domingo de carnaval (2), ensaiando no dia 22, também na General Osório, às 16h. Também esperam multidões os “novatos“ – se comparados aos dois tradicionais – Sargento Pimenta, que toca música de Beatles desde 2011, e Orquestra Voadora, só de sopros, fundado em 2009. Ambos saem no Aterro do Flamengo, próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM). O primeiro, na segunda de carnaval (3), às 15h. O outro, no dia seguinte, às 17h.

ZONA NORTE
A Banda de Madureira, tradicional bairro que abriga grandes escolas de samba como Portela e Império Serrano, é um dos 84 blocos que desfilará na região (sete a mais que em 2013), no sábado de carnaval (1º de março), às 16h, na Travessa Almerinda Freitas. Também em Madureira, o Mulheres de Zeca vai arrastar foliões a partir das 18h, no Parque Madureira, no dia 1º de março. Em Vila Valqueire, o Meu Amor Vou Ali levará os foliões até a Estrada Intendente Magalhães, no dia 16 de fevereiro, a partir das 12h.

BARRA E JACAREPAGUÁ
Serão 39 blocos divididos entre as regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. O Bom Sujeito desfila no dia 16 de fevereiro, de 15h às 19h, na Av. Lucio Costa, em frente à Erico Veríssimo. O Samba de Santa Clara se apresenta na segunda de carnaval (3), no mesmo local do Bom Sujeito. O Bloco do Pepê, sai na terça-feira de carnaval (4), às 15h, em frente ao tradicional quiosque do Posto 2. O Deita, Mas Não Dorme sairá em três dias consecutivos na Taquara: sábado (1), domingo (2) e segunda-feira (3), às 18h, Praça da Rua Bacairis, entre a Rua Cá Viana e a Estrada do Cafundá.

ZONA OESTE 

Os moradores e visitantes de Bangu, Campo Grande, Padre Miguel,  Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Santíssimo e Sepetiba terão 53 opções para curtir o carnaval de rua. Os foliões vão se deparar com nomes irreverentes de blocos, como Virilha de Minhoca (sai nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março); Perereca Vadia (sai no dia 3 de março) e Meia Dúzia de Gatos Pingados (sai dia 28). O Tamo Junto in Folia, o mais populoso da Zona Oeste, aguarda 60 mil foliões. O bloco de Padre Miguel sai nos dias 23 de fevereiro e 9 de março na esquina das ruas Figueiredo Camargo e Irerê.

GRANDE TIJUCA 
Na Grande Tijuca, a ‘Banda Haddock’- que coloca o seu bloco na rua há 30 anos  - espera 10 mil pessoas na Afonso Pena no dia 22 de fevereiro. A irreverência também não foi deixada de lado na escolha dos nomes dos blocos. O Butano na Bureta sai no Maracanã no dia 22 de fevereiro; o Deixa a Língua no Varal sai na Tijuca na segunda-feira de carnaval (3); o Já Comi Pior Pagando sai no dia 22 de fevereiro na Tijuca; e o Meu Face no Seu Book bota o bloco na rua na terça-feira de carnaval (4), no Grajaú.

ILHA DO GOVERNADOR 

Os 31 blocos se apresentam a partir de 9 de fevereiro. Quem abre o carnaval no bairro é bloco Foliões do Rio, que desfila pela primeira vez neste carnaval. O bloco espera mil pessoas na Praça Jerusalém, no Jardim Guanabara. O percurso será entre a Praia da Bica, da Praça Jerusalém até o Farol da Ilha, entre 13h e 17h. O Seca Copo, de Pitangueiras, é o mais antigo da Ilha, desde 1975 na folia. Com 1,5 mil foliões esperados, desfila no domingo de carnaval (2).

Veja a ordem dos desfiles das escolas do carnaval 2014 em SP

As escolas de samba de São Paulo já têm ordem definida para os desfiles, que acontecem no Anhembi, na Zona Norte da capital. O Grupo Especial, que conta com 14 agremiações, se apresenta nos dias 28 de fevereiro (sexta-feira) e 1º de março (sábado).
saiba mais
Saiba como comprar ingressos para o carnaval 2014 em São Paulo
Veja os horários e endereços dos ensaios de escolas de samba de SP
Já as oito escolas do Grupo de Acesso desfilam no dia 2 de março (domingo).
A Mocidade Alegre, atual campeã do carnaval, será a terceira a cruzar a avenida no sábado. Leandro de Itaquera e Pérola Negra, vice-campeã e campeã do Grupo de Acesso, serão as primeiras da noite no dia 28 de fevereiro e no dia 1º de março, respectivamente.

Confira a agenda de desfiles de carnaval:

Sexta-feira (28 de fevereiro) - Grupo Especial
Leandro de Itaquera
Rosas de Ouro
X-9 Paulistana
Dragões da Real
Acadêmicos do Tucuruvi
Vai-Vai
Tom Maior

Sábado (1º de março) - Grupo Especial
Pérola Negra
Gaviões da Fiel
Mocidade Alegre
Nenê de Vila Matilde
Águia de Ouro
Império de Casa Verde
Acadêmicos do Tatuapé

Domingo (2 de março) - Grupo de Acesso
Colorado do Brás
Morro da Casa Verde
Unidos do Peruche
Camisa Verde e Branco
Imperador do Ipiranga
Unidos de Vila Maria
Mancha Verde
Estrela do Terceiro Milênio

Saiba como chegar ao sambódromo e o que é proibido levar aos desfiles

Os desfiles do carnaval de São Paulo começam nesta sexta-feira (28) e, de acordo com a SPTuris, empresa de turismo da Prefeitura, a expectativa é que o sambódromo atinja ocupação máxima, com 30 mil foliões por dia.

Se você também participará da folia, veja abaixo como chegar até o Anhembi e tire dúvidas sobre assistência médica e segurança no local:


Acesso ao sambódromo

As vias próximas ao sambódromo estarão interditadas para veículos particulares. Os motoristas deverão evitar a Avenida Santos Dumont e a Praça Campo de Bagatelle.

Algumas alternativas são as avenidas Tiradentes, do Estado, Brás Leme e Cruzeiro do Sul, além da Marginal Tietê.

O que não levar ao sambódromo:

Bebidas alcoólicas
Substâncias tóxicas
Fogos de artifício e artefatos do gênero
Papel em rolo, jornais e revistas
Balões
Armas de fogo e armas brancas de qualquer tipo
Bandeiras com mastro
Guarda-chuva com ponta
Caixas térmicas e vasilhames de vidro

No transporte público, a SPTrans colocará em funcionamento duas linhas especiais, que irão dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda (que contam com estação de metrô) até o portão principal do Anhembi. A tarifa custará R$ 3 e valerá a integração com o Bilhete Único.

Para quem pretende usar táxi, durante o evento os veículos chegarão apenas até a Praça Campo de Bagatelle e à Ponte da Casa Verde. Na saída, os pontos de táxi ficarão perto dos portões e da área de dispersão.

Entrada

A entrada será realizada pelos portões que ficam ao longo da Marginal Tietê e da Avenida Olavo Fontoura.
Não será permitido atravessar de um lado para o outro do sambódromo, então é importante que o público se dirija aos portões de acesso corretos. Dos setores A até E, a entrada acontecerá pela Marginal Tietê; dos setores F até J, pela Avenida Olavo Fontoura.













Itens proibidos

Nas entradas do sambódromo, a Polícia Militar realizará revista preventiva - a medida vale para o público e para os integrantes das escolas.

É proibido entrar no Anhembi com: bebidas alcoólicas; substâncias tóxicas; fogos de artifício e de estampido ou artefatos do gênero; papel em rolo de qualquer espécie; jornais e revistas; balões em geral; materiais ou objetos que possam causar ferimentos; armas de fogo e branca de qualquer tipo e espécie; bandeiras com mastro; caixas térmicas; guarda-chuva com ponta; vasilhames, copo de vidro ou qualquer outra embalagem que possa causar ferimentos.

Atendimento médico

Componentes das agremiações e público poderão contar com a assistência de bombeiros, médicos, paramédicos e enfermeiros, caso seja necessário. Haverá postos médicos de triagem, o ambulatório da PM e ambulâncias em diferentes partes do sambódromo.

Uma ambulância de suporte básico estará disponível em cada setor do Anhembi e os postos médicos contarão com ambulâncias com UTIs móveis. O Samu realizará o apoio nas áreas de concentração e de dispersão.

Segurança

O Centro de Controle Operacional Integrado estará localizado atrás do setor A, próximo ao portão 13. No local, o público encontrará postos das polícias Militar e Civil, da Guarda Civil Metropolitana, da Deatur (Delegacia de Atendimento ao Turista) e do Denarc (Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos), entre outros órgãos.

Globo exibe a primeira “Central da Copa” de 2014 na próxima quarta

Na próxima quarta-feira (05) a Seleção Brasileira faz o seu primeiro amistoso do ano. Faltando exatos 100 dias para o início da Copa do Mundo, o time de Luís Felipe Scolari enfrenta a África, direto de Joanesburgo, a partir das 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Globo.

No início da madrugada, logo após o “Jornal da Globo” a emissora irá transmitir a primeira edição do “Central da Copa” deste ano. Os apresentadores Tiago Leifert e Alex Escobar recebem convidados para comentar os principais lances e fazer a análise tática da partida, inclusive com o uso da mesa holográfica, que será satirizada pelo humorista Alexandre Porpetone no “Arena SBT”,  que estreia no dia 08.

O Brasil faz o jogo de estreia da Copa contra a Croácia em 12 de junho.

Mulata “Globeleza” perde espaço na Globo

Tão tradicional quanto o jingle, a mulata “Globeleza”, cuja mais famosa representante é Valéria Valenssa, se tornou um dos símbolos da cobertura do Carnaval na TV Globo. Mas, ao que parece, a bela já não é mais figura onipresente na folia.

A aparente rejeição à Nayara Justino, escolhida em um concurso promovido pelo “Fantástico” no final do ano passado — ela recebeu muitas críticas nas redes sociais, como revela a coluna “Outro Canal” —, aliada às inovações adotadas pelos departamento de criação visual e de chamadas reforçam a impressão de que a “Globeleza” está mesmo perdendo espaço.

A Globo discorda. À coluna, a emissora reiterou que, no período entre 07 e 25 de fevereiro, a “Globeleza” apareceu 36 vezes, um número superior ao dos anos anteriores. Nos últimos dias, no entanto, a emissora tem dado destaque ao sambista Arlindo Cruz.

Coluna do Dia: Carnaval!, Viagens!, Lepo-Lepo

Vocês já conhecem o Lepo-Lepo?


Esse vídeo é o mais tosco que eu já vi no quesito clipe musical!

Olha só, e vê se só é menos de um minuto de letra....

No carnaval 2014, será esse tipo de música que tocará em blocos e a que será os hits do carnaval (vale lembrar que essa música é cogitada a ser o Hit do Carnaval desse ano)...

Beijinho no Ombro (de Valesca Popozuda), Lepo-Lepo (do Psirico), entre outras músicas serão os Hits do Carnaval desse ano.
----------------------------------------------------------
AVISOS:


Eu viajarei durante o Carnaval, então NÃO terá postagens!

---------------------------------------------------------

BOM CARNAVAL PARA VOCÊS! TCHAU!

Danilo Gentili e Rafinha Bastos: Relembre outros apresentadores que foram substituídos na TV


Estreia de Danilo no SBT deve acontecer no próximo dia 10
Gentilli deixou o “Agora é Tarde” e fechou com o SBT
A concorrência entre o reformulado “Agora é Tarde”, na Band, e o “The Noite”, no SBT, promete agitar os fins de noite a partir de março. Ambos os programas são grandes apostas de suas respectivas emissoras para a temporada 2014. Na televisão, já foram vários os casos em que o ‘criador’ (neste caso, Danilo Gentili) enfrentou a ‘criatura’ ( “Agora é Tarde”). Pensando nisso, a nossa reportagem faz agora um retrospecto de outros casos em que os apresentadores mudaram de emissora, mas os antigos programas continuaram no ar com novos titulares:

1999 – Ana Maria, Luciano Huck, Serginho e Jô assim com a Globo

Pelo “Note e Anote” passaram Cátia Fonseca e a Claudete Troiano. Ficou no ar até 2005, quando Claudete migrou para a Band. Substituído pelo “Hoje em Dia”. O “H” — que depois foi rebatizado “O+” — passou a ser comandado por Otaviano Costa e não alcançou a mesma repercussão.

Com a saída de Serginho Groisman, Silvio testou um rodízio de apresentadores no “Programa Livre” , do qual faziam parte, entre outros, Ney Gonçalves Dias, Christina Rocha e Otávio Mesquita — que acaba de acertar seu retorno à emissora. Depois, a então VJ Babi Xavier, que estava no auge por conta do sucesso do “Erótica MTV”, foi contratada para assumir a atração, que saiu do ar em dezembro de 2001. Jô não teve substituto no SBT. “Mais Você”, “Caldeirão”, “Altas Horas” e “Programa do Jô “seguem na grade da Globo até hoje.

2009 – troca-troca: Gugu, Eliana e Justus

Com a ida de Gugu para a Record, Celso Portiolli assumiu o “Domingo Legal” e, apesar de algumas críticas ao seu conteúdo, o programa se estabilizou e permanece no ar até hoje. Já Gugu, contratado a peso de ouro, não deu a audiência esperada. Insatisfeito com os cortes promovidos pela Record, rompeu seu contrato e o “Programa do Gugu” deixou a grade.

Quando Eliana deixou a Record, a emissora deslocou Ana Hickmann do “Hoje em Dia” para o “Tudo é Possível”, onde ela ficou até 2012. Com o desgaste do dominical, a ex-modelo foi escalada para o “Programa da Tarde”, que tem uma proposta semelhante ao “Hoje em Dia”. Já o “Programa Eliana” se estabilizou na grade do SBT.

Mesma sorte não teve Roberto Justus, que não emplacou nenhum formato de impacto no canal de Silvio Santos. “O Aprendiz”, por sua vez, também perdeu força com João Dória. Resultado: Justus voltou para a emissora de Edir Macedo e seu antigo programa.

Adriane Galisteu e Sônia Abrão

Depois que Adriane Galisteu deixou a Rede TV!, Luciana Gimenez assumiu o “Superpop”, que continua no ar até hoje. Já a loira comandou “É Show”, na Record, até trocar de emissora mais uma vez e assumir o “Charme”, no SBT. Insatisfeita com as constantes trocas de horário impostas por Silvio Santos, ela assinou com a Band para comandar o “Toda Sexta”, mas o programa teve um desempenho pífio e não durou muito. Depois de participar de outros projetos, ela deixou a emissora e está sem contrato. Especulou-se seu retorno à TV Record, quando Adriane foi convidada a apresentar duas edições do “Domingo da Gente”, mas isso não aconteceu.

Outra que voltou para a antiga Casa foi Sônia Abrão. Depois de deixar a Rede TV!, esteve à frente do “Falando Francamente”, no SBT, e do “Sônia e Você”, na Record. Nesse período, o “A Casa é Sua” foi comandado por Leonor Correa e, depois, por Clodovil. Quando Sonia voltou à Rede TV!, o programa passou a se chamar “A Tarde é Sua”.

Como se vê, houve casos de apresentadores muito bem sucedidos em suas novas emissoras, mas há outros em que os profissionais regressaram à sua antiga Casa ou estão fora do ar. Por outro lado, são poucos os ‘substitutos’ que conseguiram se firmar à frente das atrações que herdaram. Será que Danilo e Rafinha terão sorte em seus novos projetos? Façam suas apostas.

Diretor acredita que o “CQC” terá vida longa

Um dos criadores do “CQC”, o diretor de conteúdo da Band, Diego Guebel, é enfático ao apostar que a versão brasileira terá vida longa. À jornalista Cristina Padiglione, ele disse que o “programa ainda tem muita lenha para queimar” e ainda classificou como ‘natural’ a substituição de apresentadores.

Em função desta rotatividade, Dani Calabresa, que está na equipe desde o ano passado, ganha mais espaço e irá fazer companhia a Marcelo Tas na bancada.

Na contramão da estreia de Dani na apresentação, profissionais oriundos do “CQC” já estão envolvidos em seus novos projetos: na própria Band, Rafinha Bastos assume o comando do “Agora é Tarde” e vai concorrer com o ex-colega de programa, Danilo Gentili, que se prepara para a estreia do “The Noite” no SBT.

Enquanto isso, na Globo, Mônica Iozzi faz as vezes de ombudsmann do “BBB” enquanto aguarda para sua estreia em novelas, como a vilã de “Búu”.

Record define participantes de “Aprendiz — Celebridades”; saiba os nomes

A Record está fechando o time da primeira edição de “O Aprendiz” com celebridades. Sob o comando de Roberto Justus, e após o fracasso da edição passada, quando o formato teve a pior audiência da história, a emissora resolveu apostar em rostos conhecidos do público, como já aconteceu nos EUA.

Dentre os já confirmados, estão a jornalista Maria Cândida, o cantor Nahim, ex-”Cante se Puder”, a socialite Beth Szafir e Priscila Machado, ex-Miss Brasil que comandava o “Bola Dividida”, na RedeTV!.

A lista completa dos concorrentes, já fechada, ainda não é divulgada pela Record. Com informações dos jornalistas Flávio Ricco e Keila Jimenez.

Alexandre Nero vai deixar “Além do Horizonte”; entenda

Ainda no ar em “Além do Horizonte”, Alexandre Nero já teve sua escalação confirmada para a próxima novela de Aguinaldo Silva (“Falso Brilhante”), que estreia na sequência de “Em Família”, às 21h. Para que possa descansar por algum tempo antes do início das gravações — estão previstas, inclusive, externas fora do país — ele terá que deixar “Além” antes do fim.

Como solução para esse impasse, o colunista Flávio Ricco conta que a Globo encomendou a morte de Hermes aos autores Marcos Bernstein e Carlos Gregório. Como o personagem é um vilão e o mote central da trama é cercado de mistérios, são muitas as possibilidades de desfecho que poderão ser exploradas.

A saída de Nero é só mais um dos problemas que os autores têm que contornar. Além das mudanças na história em função da baixa audiência, como, por exemplo, o envolvimento dos personagens Marlon (Rodrigo Simas) e Lili (Juliana Paiva), atrizes como Laila Zaid e Claudia Jimenez tiveram que se afastar das gravações por problemas de saúde. A primeira, em decorrência de uma pneumonia, e a segunda, para se recuperar de uma cirurgia no coração.