Os 457 blocos que vão desfilar no carnaval de rua do Rio de Janeiro, com expectativa de 5 milhões de foliões, já têm data e hora para fazerem a festa. A relação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Secretaria Especial de Turismo (Riotur).
No site Rio Guia Oficial, lançado oficialmente nesta quinta (30), é possível ver a agenda completa, dividida por dias.
CENTRO
A região é a que concentra os maiores blocos da cidade, num total de 90 (três a mais que 2013). São esperados 2,7 milhões de pessoas, com ajuda do mais populoso e tradicional de todos o Cordão da Bola Preta, que faz dois desfiles na Avenida Rio Branco: dia 21 de fevereiro, às 20h, e sábado de carnaval (1º), às 9h30. Na região, também se destacam o Monobloco e o Bloco da Preta (a data do desfile dos dois não havia sido divulgada oficialmente até as 21h).
ZONA SUL
O primeiro dos mais populosos blocos da Zona Sul a fazer ensaio é a Banda de Ipanema, no dia 15, às 17h30, na Praça General Osório. Os desfiles, nos mesmos locais e horários, serão sábado (1) e terça (4) de carnaval, com expectativa de 80 mil foliões. Com ainda mais gente esperada (120 mil pessoas), o Simpatia é Quase Amor faz o desfile oficial no domingo de carnaval (2), ensaiando no dia 22, também na General Osório, às 16h. Também esperam multidões os “novatos“ – se comparados aos dois tradicionais – Sargento Pimenta, que toca música de Beatles desde 2011, e Orquestra Voadora, só de sopros, fundado em 2009. Ambos saem no Aterro do Flamengo, próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM). O primeiro, na segunda de carnaval (3), às 15h. O outro, no dia seguinte, às 17h.
ZONA NORTE
A Banda de Madureira, tradicional bairro que abriga grandes escolas de samba como Portela e Império Serrano, é um dos 84 blocos que desfilará na região (sete a mais que em 2013), no sábado de carnaval (1º de março), às 16h, na Travessa Almerinda Freitas. Também em Madureira, o Mulheres de Zeca vai arrastar foliões a partir das 18h, no Parque Madureira, no dia 1º de março. Em Vila Valqueire, o Meu Amor Vou Ali levará os foliões até a Estrada Intendente Magalhães, no dia 16 de fevereiro, a partir das 12h.
BARRA E JACAREPAGUÁ
Serão 39 blocos divididos entre as regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. O Bom Sujeito desfila no dia 16 de fevereiro, de 15h às 19h, na Av. Lucio Costa, em frente à Erico Veríssimo. O Samba de Santa Clara se apresenta na segunda de carnaval (3), no mesmo local do Bom Sujeito. O Bloco do Pepê, sai na terça-feira de carnaval (4), às 15h, em frente ao tradicional quiosque do Posto 2. O Deita, Mas Não Dorme sairá em três dias consecutivos na Taquara: sábado (1), domingo (2) e segunda-feira (3), às 18h, Praça da Rua Bacairis, entre a Rua Cá Viana e a Estrada do Cafundá.
ZONA OESTE
Os moradores e visitantes de Bangu, Campo Grande, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Santíssimo e Sepetiba terão 53 opções para curtir o carnaval de rua. Os foliões vão se deparar com nomes irreverentes de blocos, como Virilha de Minhoca (sai nos dias 1º, 2, 3 e 4 de março); Perereca Vadia (sai no dia 3 de março) e Meia Dúzia de Gatos Pingados (sai dia 28). O Tamo Junto in Folia, o mais populoso da Zona Oeste, aguarda 60 mil foliões. O bloco de Padre Miguel sai nos dias 23 de fevereiro e 9 de março na esquina das ruas Figueiredo Camargo e Irerê.
GRANDE TIJUCA
Na Grande Tijuca, a ‘Banda Haddock’- que coloca o seu bloco na rua há 30 anos - espera 10 mil pessoas na Afonso Pena no dia 22 de fevereiro. A irreverência também não foi deixada de lado na escolha dos nomes dos blocos. O Butano na Bureta sai no Maracanã no dia 22 de fevereiro; o Deixa a Língua no Varal sai na Tijuca na segunda-feira de carnaval (3); o Já Comi Pior Pagando sai no dia 22 de fevereiro na Tijuca; e o Meu Face no Seu Book bota o bloco na rua na terça-feira de carnaval (4), no Grajaú.
ILHA DO GOVERNADOR
Os 31 blocos se apresentam a partir de 9 de fevereiro. Quem abre o carnaval no bairro é bloco Foliões do Rio, que desfila pela primeira vez neste carnaval. O bloco espera mil pessoas na Praça Jerusalém, no Jardim Guanabara. O percurso será entre a Praia da Bica, da Praça Jerusalém até o Farol da Ilha, entre 13h e 17h. O Seca Copo, de Pitangueiras, é o mais antigo da Ilha, desde 1975 na folia. Com 1,5 mil foliões esperados, desfila no domingo de carnaval (2).
Nenhum comentário:
Postar um comentário