Interdições, desvios e apitos. Se o Centro do Rio já não é dos melhores caminhos para os motoristas, com as mudanças no trânsito para o carnaval o melhor é passar de carro longe dali. A Prefeitura divulgou o esquema de trânsito nesta quinta-feira (27), como mostrou o RJTV.
O estacionamento estará proibido em 52 ruas do Centro. A operação terá 690 Agentes de Trânsito e 20 reboques. As interdições começam a 0h desta quinta-feira. A Prefeitura espalhou avisos pela cidade, mas é preciso ficar atento porque o transporte público também vai passar por mudanças.
As rotas de várias linhas de ônibus vão mudar por causa das interdições durante o carnaval. A Prefeitura diz que o Metrô é a melhor opção para chegar ao Sambódromo.
O serviço terá funcionamento especial durante os cinco dias de carnaval. Os trens vão circular - sem interrupção - a partir de 5h desta sexta-feira (28) até às 23h de terça-feira (5). Ao todo, 31 estações vão funcionar em tempo integral.
E no sábado (1º), a partir de meio-dia e até o fim do carnaval, os trens da Linha 2 farão o trajeto direto da Pavuna até a estação General Osório, em Ipanema, sem transferência.
A Supervia também terá esquema especial. De sábado até terça-feira, serão feitas 47 viagens extras pra facilitar a volta pra casa, depois dos desfiles. A Prefeitura montou dois pontos de táxi para quem for assistir aos desfiles no Sambódromo.
Na Rua Frei Caneca, na esquina com a Rua do Riachuelo e no Largo do Estácio. As corridas, a partir do Sambódromo, terão uma tabela com valores pré-estabelecidos. Depois de saber das mudanças, motoristas já se convenceram.
Esquema operacional para o Carnaval 2014 no Sambódromo
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, montou esquema especial trânsito e transportes no Centro da cidade em todos os seus acessos, a partir de 28 de fevereiro para os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
A operação contará com a participação de 690 Agentes de Trânsito da Prefeitura, por dia de operação, entre Guardas Municipais, CET-Rio e Porto Novo, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.
Serão disponibilizados 20 reboques para desobstrução de vias, 80 motocicletas e 60 veículos operacionais. Serão também utilizados 65 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 570 câmeras, sendo 60 na região do Centro, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
A operação será iniciada às 0h de sexta-feira (28) e tem previsão de término às 14h do dia 9 de março.
Desfile da Série A – sexta-feira (28)
Às 0h será interditada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro/Praça da Bandeira, no trecho entre a agulha de acesso para a pista lateral após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos.
A partir das 11h será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira/Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação que será efetuada até as 15h. A Rua Afonso Cavalcanti será interditada com desvio pela Rua Amoroso Lima.
Às 15h será interditada a Rua Benedito Hipólito, no trecho entre a Rua Carmo Neto e a alça de ligação a Av. Trinta e um de Março e também as demais vias no entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile, assim como a Avenida Salvador de Sá. Neste horário será liberada a pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Centro/Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.
Às 17h será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Praça da Bandeira/Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos procedentes da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto), sendo o trânsito desviado para a Rua Santa Alexandrina.
Às 19h30, será interditada a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março. Às 23h, a Via Binário, sentido Centro, será interditada na altura da Cidade do Samba com desvio sendo feito pela Rua da Gamboa (com mão invertida), Rua Pedro Ernesto, Rua Sacadura Cabral e Rua Camerino.
Série A – sábado (1º) e Grupo Especial
A partir das 0h de Sábado (1º), a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Centro/Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.
Serão mantidas as interdições e desvios da sexta-feira. A partir do término do desfile e dispersão dos carros alegóricos, operação a ocorrer até às 9h00 do dia 05/03/2014, serão reabertas as vias: Avenida Francisco Bicalho, trecho da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, Rua Carmo Neto, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Benedito Hipólito, assim como Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro e Av. Trinta e Um de Março, interdições que voltam a ser feitas às 16h00 para suporte os preparativos do Sambódromo.
Às 10h serão reabertas as ruas Frei Caneca e Trinta e Um de Março, que voltam a ser interditas às 16h. Será suspensa neste período a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao Saara.
Escolas Mirins - dia 4 de março
Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana, Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca, que serão reabertas ao tráfego às 10h de terça-feira, dia 04/03/2014.
Às 17h será efetuada interdição da Rua Frei Caneca, trecho entre a Rua Heitor Carrilho e a Av. Marquês de Sapucaí para saída dos componentes das Escolas Mirins.
A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 5h de quarta-feira de cinzas, dia 5 de março.
Metrô
O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de folia. Os trens circularão, sem interrupção, das 05h de sexta-feira (28/02) às 23h de terça-feira (04/03) – com extensão de embarque até à 01h de quarta-feira (05/03) nas estações Central e Praça Onze.
A partir do meio-dia de sábado (01/03), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 05h de sábado (08/03) e 23h de domingo (09/03), para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.
Durante a Operação Especial de Carnaval, o MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e os cartões de Integração.
Táxis
Para atender os foliões que forem assistir aos desfiles no Sambódromo de táxi, estarão disponíveis dois pontos de embarque exclusivos: Rua Frei Caneca, esquina com Rua do Riachuelo, e o Largo do Estácio. Cariocas e turistas contarão ainda com uma tabela de preços pré-estabelecidos para as corridas a partir do Sambódromo. Os valores estarão disponíveis em painéis nos pontos de embarque e quem preferir, pode fazer a consulta dos valores no site da prefeitura.
Os taxistas terão acesso regular ao entorno do Sapucaí somente para desembarque de passageiros até às 22 horas. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário