12 de setembro de 2014

Coluna do dia: O "The End" da Grande Família

Ontem (11/09), foi um dia histórico para a TV nacional. “A Grande Família”, uma das atrações dramatúrgicas mais duradouras da TV, saiu do ar após 13 anos no ar e 14 temporadas de muito sucesso. Depois de tanta expectativa, a despedida dos Silva surpreendeu positivamente, emocionou e divertiu.

O uso de metalinguagem, com um elenco ‘global’ sendo escalado por Daniel Filho para ‘interpretar’ os divertidos personagens em uma ‘série’ na TV, com a participação de Glória Pires, Tony Ramos e cia, poderia soar como algo batido, já que muitas produções têm em seu desfecho algo como alguém escrevendo um livro ou transformando a história em filme.

Na verdade, o recurso acabou funcionando como uma grande homenagem a esse sensacional elenco. A começar por Tonico Pereira, que não ganhou um intérprete no seriado, pois para o papel de Mendonça, foi ‘escalado’ o grande ator Tonico Pereira!

Outra surpresa ficou por conta do retorno de Marilda, uma das figuras mais carismáticas do semanal. Quer dizer, na verdade, ‘era’ Andréa Beltrão ‘interpretando’ a Marilda. O rápido diálogo com Nenê (Marieta Severo) serviu para matar as saudades dos fãs, enquanto os abraços, entre verdadeiras amigas na vida real, emocionaram. O clipe final também, que resgatou momentos inesquecíveis da história.

O "re-encontro" de Nenê e Marilda foi de
emocionar  qualquer um.
No quesito humor, o gênero da atração, Agostinho (Pedro Cardoso) acabou expulso da ‘nova série’ da Globo, decisão tomada por Daniel Filho após ouvir todas as trapalhadas que ele aprontou com a família, o que lhe rendeu até um período na prisão. Como Agostinho sempre conseguiu tudo o que quis, também ‘vai ter’ sua história retratada na TV: e sem intérprete, pois ficou decidido que “A Grande Família” ‘manterá’ os familiares ‘reais’ fazendo eles mesmos na 'nova' série.

Uma deliciosa e genial brincadeira, fechando com ‘chave de ouro’ a trajetória de um programa que realmente precisava descansar, especialmente após a temporada atual: o humor fora deixado de lado em prol de situações mais dramáticas, o que nunca combinou de verdade com a proposta da comédia de situações.

As noites de quinta-feira terão um vazio a partir de agora, enquanto demais produções dramatúrgicas da Globo, como novelas, séries e minisséries, poderão voltar a contar com interpretações incríveis de Marieta Severo, Marco Nanini e Tonico Pereira, dentre outros. “A Grande Família” sai do ar, mas entra para a história da TV e continuará sempre em nossos corações.

Nenhum comentário: