Neste blog, você lerá sobre televisão, cinema, música, noticias curiosas e importantes e outras coisas mais!
19 de junho de 2014
Michael Jackson: Infância e Jackson-5
Origem e Infância
Em 1958, nasceu o Michael Joseph Jackson, o rei do pop.
Michael era o sétimo de nove filhos de Joseph e Katherine Jackson. A família inteira –
incluindo os irmãos
mais velhos, Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya e Marlon, e os
mais novos, Randy e Janet – viveram juntos em uma pequena casa
de dois quartos, e o pai sustentava a casa a duras penas
trabalhando numa usina siderúrgica. Por vontade da mãe, mas
contra a do pai, as crianças tornaram-se Testemunhas de Jeová e
passaram a praticar a evangelização de porta em porta.
De acordo com as regras rígidas do pai, as crianças eram mantidas
trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite.
Entretanto, as crianças escapavam frequentemente para as casas
dos vizinhos, onde cantavam e faziam música. Os irmãos mais
velhos mexiam na guitarra do pai, sem sua permissão enquanto ele
estava trabalhando. Até que um dia Joseph tomou consciência do
talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso, e assim
saiu de Gary (que se localiza na Indiana, nos Estados Unidos) ir
para a Califórnia, para mais tarde serem contratados pela Motown.
Jackson-5
The Jackson Five foi um dos mais importantes grupos musicais dos Estados Unidos durante a década de setenta. O conjunto era formado pelos irmãos Jackson: Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, Randy e Michael. A banda conseguiu logo um grande sucesso com as suas quatro primeiras músicas ("I Want You Back", "ABC", "The Love You Save" e "I'll Be There"), que alcançaram o topo das paradas americanas e o top#10 em muitos países do mundo.
O Jackson 5 fazia grandes performances e encantava o público em geral, principalmente por serem tão jovens, com suas músicas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante. Foi ao lado de seus irmãos que o mais novo dos Jacksons, Michael, começou a se destacar como dançarino e cantor.
O patriarca do clã Jackson, Joseph, organizou Jackie, Tito, Jermaine e dois outros jovens vizinhos, Milford Hite (na bateria) e Reynaud Jones (nos teclados) em um número chamado The Jackson Brothers em 1962. Em dois anos, Michael começou a tocar atabaque e seu irmão mais velho, Marlon o pandeiro. Em 1966 (quando tinha 8 anos), Michael tornou-se o vocalista principal do grupo.
Com Michael à frente o grupo começou a excursionar e venceu um concurso para artistas amadores no Harlem, em Nova York. Os Jackson assinaram seu primeiro contrato de gravação com a Steeltown, uma gravadora local, em 1967, e tiveram seu primeiro sucesso regional com a canção "Big Boy", em 1968.
Os Jackson Five foram descobertos por dois grupos musicais da época, Gladys Knight & The Pips e Bobby Taylor & The Vancouvers, que os levaram para a gravadora Motown em 1968. Berry Gordy, chefão da Motown, comprou o contrato da gravadora Steeltown e assinou com os Jacksons, em 1969. Gordy levou os Jacksons para Los Angeles e os transformou em astros mundiais. Ainda em 1969 os Jackson 5 foram apresentados ao grande público por Diana Ross e foram oficialmente lançados como a próxima grande atração da Motown.
Os primeiros quatro singles do grupo, "I Want You Back" e "ABC" de 1969, e "The Love You Save" e "I'll Be There" de 1970, tornaram-se primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos.
Os Jackson Five gravaram 14 álbuns para a Motown, e Michael, Jermaine e Jackie ainda gravaram álbuns solo como parte da "franquia" Jackson 5. Muitos dos sucessos dos Jackson 5 foram produzidos por produtores da Motown – Berry Gordy, Freddie Perren, Alphonzo Mizell, Deke Richards e Hal Davis. Estima-se que os singles e álbuns do grupo, somados, tenham vendido mais de 100 milhões de cópias no mundo todo.
Em 1975 os irmãos Jackson assinaram um novo contrato com a CBS Records, indo para a divisão Philadelphia International e, pouco tempo depois, foram para a Epic Records. O novo negócio com a CBS rendeu bons lucros e liberdade de criação, coisas que eles não tinham muito na Motown. Ao saber que os Jackson 5 haviam assinado um contrato com outra gravadora, a Motown rescindiu o contrato, ficando com os direitos sobre o nome e o logotipo do grupo. Além disso, Jermaine, que havia casado com Hazel, filha de Berry Gordy, optou por permanecer na Motown para seguir carreira solo.
Agora como The Jacksons e com o irmão mais novo, Randy, no lugar de Jermaine, os irmãos continuaram sua carreira de sucesso, fazendo turnês internacionais e gravando seis álbuns entre 1976 e 1984.
O grupo gravaria o álbum The Jacksons Live em 1981 e depois faria uma pausa. Jermaine regressou para a gravação e turnê de Victory, de 1984. Michael Jackson e Mick Jagger participam na faixa "State of Shock", que foi o maior êxito desse disco.
No final da década de 80, Michael e Marlon não eram mais membros do grupo, que acabou em 1990. A banda ainda lançou, em 1989, o álbum 2300 Jackson Street. Rumores de que o grupo se reuniria novamente, com a participação de Michael, chegaram a circular pela imprensa em 2005. Em novembro de 2007 Jermaine teria declarado ao canal BBC 6 Music que o grupo estava gravando novo material e que até poderiam sair em turnê em 2008.
Fonte: michaeljacksonbrasilfs.blogspot.com.br/ e
www.collectorsroom.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário