O horário de verão, aliado à classificação indicativa, é uma tremenda dor de cabeça para as emissoras de TV. Com a diferença de 1 hora para a região Nordeste e 2h para o Norte, os canais acabam tendo que cortar programas ou exibi-los pela metade.
Segundo o site “NTV”, foi o que aconteceu na última quarta-feira (23), durante a transmissão, ao vivo, do jogo entre Flamengo e Botafogo, pela Copa do Brasil. A partida só foi exibida às 21h10 no segundo tempo para os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, quando, no Rio de Janeiro, onde acontecia o jogo, o relógio marcava 23h10.
No Nordeste, a situação foi menos pior. Flamengo x Botafogo só começou a ser transmitido quando o jogo já estava com 11 minutos de bola rolando.
Isso acontece porque a Globo não pode adiantar a novela das 21 horas, “Amor à Vida”, por conta da classificação indicativa de 12 anos, que não permite a exibição antes das 20h. Ou seja, ela só começa depois das 22h do fuso de Brasília, quando as partidas de futebol já se iniciaram, onde tem horário de verão.
O atraso gerou protestos de telespectadores. A Central Globo de Comunicação diz apenas que “em função do horário de verão, a grade de programação precisa ser constantemente ajustada, sobretudo para acolher os eventos ao vivo; tratamos de fazer isso com o menor impacto possível para o nosso público”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário