Nelson Mandela, ganhador do prêmio Nobel da Paz, saiu este domingo do hospital de Pretória, onde estava internado há quase três meses devido a uma infeção pulmonar aguda, informou a presidência sul-africana em comunicado.
"O estado de saúde de Mandela continua a ser crítico e às vezes instável. No entanto, a sua equipa médica está convencida que receberá o mesmo nível de cuidados intensivos na sua casa em Houghton, Joanesburgo", refere o texto do comunicado.
As televisões BBC, Skynews e CNN já tinham anunciado no sábado a saída de Nelson Mandela do hospital, mas a presidência da África de Sul desmentiu a notícia, garantindo que o antigo presidente continuava no hospital.
Internado desde o dia 8 de junho num hospital de Pretória, Mandela sofre de uma infeção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão.
Nascido a 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de décadas de luta contra o regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.
Herói da luta anti-Apartheid, liderou com o último presidente imposto pela minoria branca, Frederik de Klerk, uma transição para a democracia baseada na reconciliação nacional, o que lhe valeu a atribuição do prémio Nobel da Paz em 1993.
Fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário