MTV será um canal por assinatura brasileiro operado pela Viacom International Media Networks (VIMN). Com início de transmissão previsto para 1º de outubro de 2013, surgiu após a devolução da marca MTV pelo Grupo Abril, que a manteve no ar em TV aberta no país durante 23 anos através da MTV Brasil, que teve a passagem de mais de 120 VJ´s.
A MTV surgiu no Brasil após um parceria firmada entre sua detentora, a norte-americana Viacom, com o grupo de comunicação brasileiro Abril. Estreou em 20 de outubro de 1990, e durante mais de 20 anos foi transmitida por TV aberta no país. Em 2009, a Abril adquiriu a parcela das ações da MTV Brasil pertencentes à Viacom, passando a ser proprietária dos direitos da marca. Seu licenciamento passou a ser feito então através de uma renovação periódica do acordo; o último previa que ela continuaria nas mãos da Abril até o ano de 2018. A partir de 2010, no entanto, o canal passou a enfrentar sérios problemas financeiros, que se agravaram em 2011. No princípio de 2012, começou a circular na imprensa brasileira boatos acerca do fechamento do canal, informação que finalmente se concretizou em julho de 2013, quando a Viacom International Media Networks (VIMN) anunciou que assumiria a marca MTV no Brasil.
O Grupo Abril, que concordou em devolver a marca como parte de um processo de reestruturação de suas operações, manteve sua rede de radiofusão e a cessão do sinal UHF que usava para transmitir seu canal. A Viacom, por sua vez, não demonstrou interesse em continuar usando a marca MTV Brasil e nem em mantê-la na TV aberta, optando por chamar o novo canal apenas de MTV e posicioná-lo para explorar o crescimento da TV por assinatura no país. Ao anunciar o início de suas operações, a empresa revelou a intenção de alcançar 75% dos assinantes de TV paga, o que representaria um alcance maior do que a cobertura da Abril. Divulgou ainda que planejava produzir mais de 350 horas de conteúdo nacional até dezembro de 2014, com versões brasileiras de programas como MTV World Stage, Guy Code e Pranked, além de programas diários, séries, esportes radicais e reality´s. Ninguém do elenco ou da produção do antigo canal foi procurado pela Viacom para participar do processo de reestruturação da MTV. A primeira operadora a confirmar a disponibilização do canal é a SKY Brasil, que passa a oferecer a MTV a partir do seu lançamento, no dia 1º de outubro, através do canal 86 em substituição ao canal VH1 Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário