Sei que falar de desenhos da década de 1940 é covardia, mas quero escrever sobre esta animação há muito tempo e agora me pareceu uma boa hora.
Coal Black foi produzido em 1943 pela Warner Bros, como uma paródia ao então über sucesso da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões.
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial e todos os personagens do conto original foram transformados em estereótipos negros, bastante comuns as produções da época. Inúmeras cenas da animação da Disney foram duplicadas com perfeição, mas com sérias conotações sexuais.
Coal Black and de Sebben Dwarfs faz parte do infame “Censored Eleven”. Onze desenhos produzidos pela Warner Bros durante a década de 1940 e que são considerados extremamente ofensivos nos dias atuais. Hoje estas animações foram recuperadas por motivos históricos, mas não desfrutam da mesma popularidade que outros desenhos da époda perante o grande público.
E o que há de tão errado nesta animação? A caracterização dos personagens é EXTREMAMENTE preconceituosa.
Sinceramente, eu acho que a maioria das pessoas que prega o “politicamente correto” são só sujeitos hiper sensíveis, que não querem enfrentar um problema real e que procuram chifre em cavalo pra poderem sentir-se um pouco menos medíocres.
Dito isso, EU acho que a representação dos personagens negros neste desenho é racista demais. E isso deve dizer um bocado.
Curiosamente, o diretor Robert Clampett acreditava que esta animação era uma homenagem ao Jazz e a cultura que o gerou. Incrível saber que existiu uma época em que uma paródia racista era o mais próximo que Hollywood conseguia chegar de demonstrar respeito à comunidade negra.
Nas proximas partes, vcs verão algumas desenhos mais modernos e menos racistas.
Continua....

Nenhum comentário:
Postar um comentário