17 de agosto de 2013

Ep. Banidos: Pt. 3


Gárgulas – Deadly Force

Na década de 1990, a Disney resolveu produzir uma série animada de ação mais séria, provavelmente influenciados pelo sucesso que a Warner Bros desfrutava com as animações de Batman e Superman. Assim nasceu Gárgulas, uma série que mostrava uma família de monstros medievais vivendo na Nova York do presente.



A série era muito bem escrita, seus escritores tinham muito cuidado com a continuidade e diversos temas sérios eram tratados, como analfabetismo e paternidade, algo incomum para produções da Disney.
Entra o episódio Deadly Force, criado especialmente para mostrar às crianças o perigo das armas de fogo.
Os Gárgulas tinham amizade com Eliza Maza, uma policial de Nova York que era o único contato do grupo com o mundo. Uma noite, ela recebeu a visita de Broadway, o mais infantil dentre os gárgulas do grupo. Eliza deixou sua arma sobre a mesa, Broadway adora filmes de detetives... e dois erros não fazem um acerto.
Exato, uma policial é alvejada por um tiro acidental em um desenho da Disney. Você não achou que viveria pra ver este dia, tenho certeza!
A moça vai pra cirurgia, Broadway se desculpa com ela e tudo fica bem, mas este episódio trouxe inúmeras conseqüências para a série. Posteriormente, Broadway cria total aversão a armas de fogo e fica furioso (até para os padrões do grupo) sempre que vê um bandido armado. Eliza por sua vez, aprende a cuidar melhor de suas armas e a vemos trancando seu revólver em uma gaveta em um episódio futuro.
Mesmo com a mensagem óbvia de que armas são perigosas e devem ser tratadas com cuidado, a Associação de Pais Desocupados da America declarou que o episódio era violento demais e ordenou seu banimento. Deadly Force ficou fora de circulação por oito anos, quando todo o sangue presente nele foi removido e a Disney pode trazê-lo de volta do limbo.
E o que aprendemos com essa história? Que não importa a boa intenção dos animadores, pais e mães desocupados sempre atacarão desenhos animados ao invés de tentarem... você sabe... educar seus filhos e assumirem responsabilidade por eles.

Continua....

Nenhum comentário: