Os bastidores da atração revelam muitas curiosidades. Você, por exemplo, não conseguiria imaginar outro ator interpretando o Agostinho, mas o personagem já foi vivido por outros dois nomes no passado. Brigas nos bastidores, boatos sobre o fim da série e diversas homenagens foram assuntos repercutidos durante todos esses anos.
Nesta quinta-feira (11), “A Grande Família” se despedirá do público brasileiro com seu último episódio. Na ficção, Lineu, Nenê, Agostinho, Tuco, Bebel, Marilda, Paulão e muitas outras figuras que fizeram parte da vida de milhões de pessoas vão ser transformados em personagens de uma série na Globo. A despedida contará com várias participações, como as de Tony Ramos, Glória Pires, Daniel Filho, Lázaro Ramos, Deborah Secco, Marcelo Adnet e Daniel Filho.
E lá vai as curiosidades:
Do Leblon ao subúrbio – Marieta Severo ainda interpretava a sofisticada Alma Flora na novela “Laços de Família” (2001) quando foi convidada a ingressar no elenco de “A Grande Família”. A atriz achou a proposta irrecusável e, um dia após gravar sua última cena na trama de Manoel Carlos, mergulhou no papel da Dona Nenê.
Insubstituível – Quando Rogério Cardoso faleceu, em julho de
2003, a equipe de série optou por não substituir o intérprete do Seu
Flor. Para suprir a ausência do avô, entrou o ator Francisco Milani,
que viveu o ‘tio mala’ Juvenal. O seu Flor foi homenageado
quando o casal Bebel e Agostinho resolveu batizar o filho com o
nome de Floriano.
Beijo gay na tradicional família – No ano passado, Thiago Lacerda fez uma participação polêmica em “A Grande Família”, na qual interpretava um ator de teatro que fazia uma peça com Tuco (Lúcio Mauro Filho). Em uma das cenas, os dois se beijaram, o que causou alvoroço no Twitter. Muitos acusaram a Globo de apelação, já que a série aborda uma família tradicional. E este não foi o primeiro beijo entre dois homens no programa. Na primeira temporada, no episódio “Isso é Coisa de Homem?”, Tuco fez uma peça baseada no clássico “Romeu e Julieta”, em uma versão gay, e deu um discreto beijo em outro ator, interpretado por Gabriel Gracindo.
Genros diferentes – Pedro Cardoso é o terceiro Agostinho da série. Na primeira versão, o genro folgado de Lineu e dona Nenê foi interpretado por Paulo Araújo. Já em um especial exibido em 1987, quem viveu o personagem foi Nuno Leal Maia
Namorado virou marido – Curiosamente, no especial de 1987, a Bebel apresentava à família seu novo namorado, que era interpretado por Pedro Cardoso, que 14 anos depois viveria o Agostinho. Tempos atrás, em uma pesquisa realizada pela Globo, foi revelado que o marido de Bebel é o personagem mais querido pelos telespectadores.
Reconhecimento – Em 2002, “A Grande Família” saiu vencedora do prêmio de Melhor Humorístico pelo Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor série. O ator Pedro Cardoso disputou a categoria de
Melhor Ator em 2008 no Emmy Internacional. Durante todos esses
anos, o programa também recebeu 7 prêmios do jornal “Extra”
como “melhor série” ou “melhor humorístico’.
Brigas nos bastidores - Em 2012, a imprensa repercutiu uma briga feia entre Pedro Cardoso (Agostinho) e Guta Stresser (Bebel) nos bastidores da série. O humorista chegou a dizer que aturava a atriz há 12 anos, e que ela ia ao trabalho sob efeitos de alcool. Na época, Guta afirmou que nunca foi trabalhar nem de ressaca e que a briga havia sido superada. A discussão foi parar na direção da Globo, que fez uma reunião de emergência para acalmar os ânimos. Dias depois, Lúcio Mauro Filho afirmou em entrevista que brigas sempre ocorreram no elenco, assim como em uma família de verdade.
Modern Family? – Marco Nanini, o honesto Lineu, considerado como um pai de família exemplar, surpreendeu a imprensa e o público ao se assumir homossexual em 2011. A revelação em nada alterou a admiração dos telespectadores pelo veterano.
Fim da série - Muitas vezes se falou sobre o fim de “A Grande Família”. Em 2007, depois de pedidos dos atores para o fim da série, a imprensa dava como certo o fim do humorístico, mas a Globo confirmou mais uma temporada. Nos anos seguintes, no entanto, rumores sobre insatisfações por parte do elenco se intensificaram, já que estavam há mais de uma década ‘presos’ nos mesmos personagens.
High-Definition – Considerada como uma das produções mais populares dos últimos anos, “A Grande Família” foi a primeira série brasileira a ser exibida em alta definição, em 2008. Na época, apenas as novelas das 21h eram gravadas em HD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário